O Promotor

Conheça o IBGM

Fundado em 1977, o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos é a entidade nacional do setor de joias e gemas que representa toda a cadeia produtiva.

Presidido por Hécliton Santini Henriques, o IBGM tem como estrutura básica os Conselhos de Administração e Fiscal, composto por empresários e uma Diretoria Executiva profissional.

Seu quadro associativo é composto por 21 entidades de classe estaduais e nacionais ligadas à indústria e ao comércio de pedras preciosas, joias, bijuterias, metais preciosos e afins.

Também integram a entidade cerca de 50 das mais representativas empresas dos diversos segmentos que compõem a cadeia produtiva (mineração, lapidação, produtos industriais de metais preciosos, joalheria de ouro, folheados e bijuterias).

Elas se localizam nos principais pólos de produção e comercialização do País: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Distrito Federal e Amazonas.

O IBGM atua de forma integrada, em 3 áreas principais: a institucional, a técnica e a promocional. O Instituto coordena e executa projetos, programas e ações como: Fórum de Competitividade da Cadeia Produtiva de Gemas, Joias e Afins, no âmbito do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; o Programa Setorial Integrado de Apoio às Exportações de Gemas e Joias em conjunto com a APEX Brasil; a integração das gemas e joias às atividades turísticas, com o Ministério do Turismo; a rede de laboratórios gemológicos; as publicações técnico-informativas; os estudos e as pesquisas; os cursos técnicos e gerenciais e a promoção de diversas feiras e eventos, a exemplo da Feninjer e do Prêmio IBGM de Design.

O IBGM é ainda o representante do Brasil na CIBJO - Confederação Internacional da Bijuteria, Joalheria, Ourivesaria, Diamante, Pérolas e Pedras, com sede atualmente na Itália; sócio da ICA- Associação Internacional de Pedras Coradas, com sede em Nova York e fundador da ALAJOYAS - Federação Latino Americana de Gemas, Metais Preciosos, Joias e Afins, tendo exercido a sua primeira presidência.

Com a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o IBGM integra o Sistema Moda Brasil (SMB), lançado em junho de 2009, em São Paulo, durante a São Paulo Fashion Week.

O Sistema Moda Brasil funciona como instrumento de articulação entre as cadeias produtivas relacionadas à moda- têxtil e de confecções; gemas, joias e afins; couro, calçados e artefatos. Entre os objetivos estão: desenvolver projetos que beneficiem a indústria da moda, compartilhar e integrar informações e experiências, buscar soluções em conjunto para problemas comuns, incentivar o cooperativismo e associativismo e desenvolver a inteligência competitiva.



Endereços: 

Brasília
SCN Centro Empresarial Liberty Mall, Torre A, Sala 1107
Brasília-DF • CEP 70712-903
Telefone: +55 61 3326-3926
Fax: +55 61 3328-6721


São Paulo
Av. Paulista, 688, 17ª andar, Edifício Santa Filippa, Bela Vista
São Paulo-SP • CEP 01310-100
Telefone: + 55 11 3016-5850
Fax: +55 11 3284-0459





A Equipe


A Equipe

Diretoria Executiva

Hécliton Santini Henriques

Ecio Barbosa de Morais


Atendimento ao Cliente

Aline Bogo

Juliana Ferreira


Comunicação e Marketing

Erica Mendes

Leticia Kamei

Divisão Internacional

Alexandre Cardoso de Avila

Clarissa Maciel

Luis Frois

Luis Lacombe

Operação e Comercialização

Maria do Céu Cruz Dias

Victor Frankenstein






ESCOLHA SEU PERFIL

Promoção e realização:
Parceiro:
Patrocínio: